Ei, colegas de marketing e empresários!
Hoje, gostaria de falar sobre um desafio com o qual já me deparei algumas vezes – *especialmente interagindo com times comerciais dos clientes: a obsessão pela atribuição de mídia.
Okay, a atribuição pode ser (ou já foi) uma ferramenta incrivelmente valiosa, que nos permite entender o que está funcionando em nossas campanhas e, consequentemente, indicar em que podemos melhorar. Mas também pode nos levar a um túnel estreito, limitando-nos a focar apenas nas iniciativas mais fáceis de medir.
Vamos dar um passo atrás por um momento. Você já se pegou investindo pesadamente em Google Ads apenas porque é fácil de rastrear, de ˜medir˜? Afinal, quando alguém clica em seu anúncio e faz uma compra, você sabe e-xa-ta-meeen-te de onde veio essa conversão, certo?
O problema: a jornada do consumidor é complexa
Aí é que tá: consumidores não vivem em um vácuo! Eles interagem com sua marca em vários pontos de contato – talvez tenham visto um vídeo da sua marca no YouTube, Instagram ou TikTok ou então tenham lido um artigo seu no LinkedIn… quem sabe tenham participado de um evento que sua marca patrocinou ou apoiou.
Então, quando finalmente se jogam no Google e pesquisam sua marca, já estão bastante familiarizados com ela. Em outras palavras, aquele clique no Google, boa parte das vezes, não aconteceu do nada; foi resultado de uma série de interações que o novo ou velho cliente teve com a sua marca, ao longo do tempo.
Mas se você está apenas olhando para a atribuição de última interação, você está perdendo toda essa jornada. Você está subestimando o valor de todas essas outras interações que levaram o consumidor a fazer a pesquisa no Google, em primeiro lugar.
E aqui está o verdadeiro problema com isso: se você está apenas investindo nas iniciativas que são mais fáceis de medir, você pode estar ignorando oportunidades valiosas pra se conectar com seu público, em um nível mais profundo.
Visão holística
Em vez disso, sugiro que adotemos uma visão mais holística do marketing. Vamos reconhecer que a jornada do consumidor é complexa e multifacetada e que todas as interações que ele tem com nossa marca – não importa quão difíceis sejam de medir – têm valor.
E, mais importante, vamos nos lembrar de que nosso objetivo não é apenas conseguir um clique ou uma conversão. É construir relacionamentos duradouros com os diferentes públicos. E isso requer mais do que apenas focar no que é mais fácil de medir.
Espero que essa reflexão ajude a repensar a forma como vemos a atribuição de mídia. Como sempre, estou aqui para ajudar a navegar nesse mundo complexo do marketing, da comunicação nos dias atuais.
Até a próxima! 😉