Se você está entre os que acreditam que branding é tão somente uma estratégia de longo prazo, chega mais, que nós teremos um papo sério, agora.
Não me leve a mal. É claro que o branding é uma jogada de longo prazo. Ele constrói a identidade de uma marca, solidifica a presença no mercado e cria conexões emocionais duradouras com a audiência.
Mas, adivinha só? O branding também traz benefícios imediatos. E é sobre isso que quero falar com você.
Pensa comigo: eu, você, nossos amigos, parentes e afins, todos ‘compramos marcas’, todos os dias. E ao fazermos isso, claramente optamos por determinados produtos e serviços em razão da percepção que temos ou criamos dessas marcas.
E essa percepção, via de regra, se dá por meio de branding.
Ou seja, quando bem feito, o branding tem o poder de impulsionar o tráfego orgânico, reduzir o custo de aquisição de clientes e até mesmo aumentar a taxa de conversão nas campanhas, sejam elas pagas, impulsionadas ou não.
Quando sua marca conta uma história que ressoa com as pessoas, quando ela se comunica de maneira consistente e autêntica, quando ela realmente se conecta com seu público em um nível emocional, ela se destaca. E essa diferenciação pode levar a resultados impressionantes, no curto (às vezes, curtíssimo) prazo.
Claro, branding não é uma fórmula mágica que vai resolver todos os seus problemas, da noite para o dia. Mas também não é uma estratégia que você implementa hoje para ver os resultados daqui a cinco anos.