Hoje, falaremos sobre um tópico que é frequentemente negligenciado porém crucial para o sucesso de qualquer estratégia de branding: o momento certo para se medir a força de uma marca.
Vou direto ao ponto: o melhor momento para medir a força da sua marca é… SEMPRE! Isso mesmo. Não uma vez por ano, nem a cada trimestre. Mas constantemente.
Agora, sei que isso pode parecer intimidador. Talvez você esteja pensando: “mas eu mal tenho tempo pra respirar, quanto mais pra medir a força da minha marca todos os dias!” Eu entendo, de verdade. Mas ouça: medir a força da sua marca constantemente é fundamental para entender as variações do antes, durante e depois de determinadas ações. E essas percepções podem ser a chave para otimizar suas estratégias na gestão da sua marca e alcançar seus objetivos de negócios.
Veja, a força da sua marca não é estática. Ela muda constantemente, influenciada por uma infinidade de fatores, desde a concorrência e as tendências do mercado até as ações da sua própria empresa. Portanto, se você só para uma vez ao ano para medir e analisar a comunicação da sua marca, está perdendo uma quantidade incrível de informações valiosas.
Então, como você pode começar a medir a força da sua marca constantemente? A chave é integrar a medição da força da marca em suas atividades diárias. Isso pode envolver o monitoramento das redes sociais, aquela enquetezinha básica no instagram, a realização de pesquisas regulares (de satisfação do cliente, por exemplo) ou mesmo pura e simplesmente a análise dos dados de vendas.
Sua marca é um ativo vivo e ‘respirante’. Ela sofre alterações todos os dias! Cresce, diminui, se torna mais ou menos desejada ou comentada, enfim. E pra realmente entender em que estágio ela se encontra, você precisa medir sua força de maneira consistente. Isso permitirá que você faça ajustes rápidos, aproveite as melhores oportunidades e fique à frente da concorrência.
Espero que essa reflexão traga alguma luz sobre a importância de medir a força da sua marca dia sim, dia também.
Lembre-se: gestão de marcas não é uma corrida, é uma maratona. Então, esteja preparado para a longa jornada à frente e feliz colheita!