Oi, gente. Tudo bem?
Hoje, eu quero dar um toque rápido sobre um ponto que eu considero muito importante na gestão de marcas, mas que muitas vezes é subestimado: a compreensão clara da promessa de entrega, nos produtos e serviços da marca.
É comum vermos empresas investindo em campanhas de vendas, com belos materiais gráficos, lançamentos ou em ações com influenciadores por exemplo, mas esquecendo de um detalhe fundamental: a gestão de marcas vai além da venda de produtos ou serviços. Ela envolve também a percepção que o consumidor tem sobre a entrega dos produtos e serviços.
E aqui vai um alerta: se o seu cliente não entende claramente como sua empresa trabalha – sobre prazos, qualidade do produto, o cuidado com os detalhes, diferenciais, o pós-venda e assim por diante – é um forte – eu diria fortíssimo – indício de que você precisa dar mais atenção à sua marca.
Mal comparando, é quando em uma sala de aula, todos os alunos não entenderam a matéria. O problema, quase que certamente está na dinâmica ou didática do professor.
Ou seja, trazendo pro nosso papo aqui, se há dúvidas, dia sim, dia também, sobre todos os aspectos que envolvem a sua entrega, então o problema está na percepção que as pessoas têm – ou pior, que não têm – da sua marca. E aqui, amigos, entra também o branding.
Investir suas fichas em branding é também sobre comunicar, de maneira eficaz, o que sua empresa faz, como faz e porque faz. É sobre transmitir, em cada interação com o cliente, a tal da promessa de entrega.
E por que isso é tão importante? Porque na hora em que o consumidor precisa tomar uma decisão de compra, é desejável que ele não pense duas vezes sobre o investimento. Acontece que se ele entende claramente o que sua marca promete e acredita na capacidade que ela tem de realizar essa entrega com excelência, a decisão de compra se torna muito mais fácil e rápida.
Lembre-se: uma marca forte não é apenas aquela que se destaca, que é falada ou conhecida, mas também aquela que é reconhecida por entregar o que promete.
Até a próxima! 😉